terça-feira, 18 de novembro de 2008

Falha na inicialização ( Raid 5)

Fala ae galera.

Ontem a tarde rolou um imprevisto em uma das empresas que presto suporte.
A rede roda em torno de um 2003 server, com um sistema gerenciador por hardware de Raid 5, VMware instalado na maquina 2003 server e um servidor linux (gateway).
O que aconteceu foi o seguinte.
todos os arquivos da rede ficam alocados em uma pasta no servidor (Raid 5), e derrepente, kd as pastas?
O imprevisto aconteceu sem mais nem menos. Todas as pastas com peso zero. Fui verificar por acesso remoto ao servidor, e nada.
todos os arquivos da empresa por agua a baixo.
Primeira solução reiniciar so servidor. Que de nada adiantou. na inicialização a amostra da falha no raid 5.
Parecia que um dos discos estava danificado.


Explicação sobre o Raid 5


RAID-5

O RAID 5 é frequentemente usado e funciona similarmente ao RAID 4, mas supera alguns dos problemas mais comuns sofridos por esse tipo. As informações sobre paridade para os dados do array são distribuídas ao longo de todos os discos do array , ao invés de serem armazenadas num disco dedicado, oferecendo assim mais desempenho que o RAID 4, e, simultaneamente, tolerância a falhas.
Para aumentar o desempenho de leitura de um array RAID 5, o tamanho de cada segmento em que os dados são divididos pode ser optimizado para o array que estiver a ser utilizado. O desempenho geral de um array RAID 5 é equivalente ao de um RAID 4, excepto no caso de leituras sequenciais, que reduzem a eficiência dos algoritmos de leitura por causa da distribuição das informações sobre paridade. A informação sobre paridade é distribuída por todos os discos; perdendo-se um, reduz-se a disponibilidade de ambos os dados e a paridade, até à recuperação do disco que falhou. Isto causa degradação do desempenho de leitura e de escrita.




Vantagens:


- Maior rapidez com tratamento de ECC.
- Leitura rápida (porém escrita não tão rápida).




Desvantagem:


- Sistema complexo de controle dos HD's.
Após uma madrugada perdida, e varias tentativas de recuperação. Vimos que nao teria de geito de levantar novamente o Raid.
Solução, Levaremos o Raid em um centro de recuperação de arquivos em São paulo!
Abraço galera.

Nenhum comentário: